sexta-feira, 14 de março de 2008

O papel da disciplina de Ética na Computação

Quando se entra no terreno do ensino da ética, mais especificamente na área da computação, é necessário, antes de qualquer coisa, questionar se é possível uma educação moral e qual o papel da disciplina de ética para os alunos que buscam um curso na área da computação. Essa discussão se justifica por duas grandes razões. Por um lado, se a tese for a de que a ética não pode ser objeto de educação formal, ou seja, de que a ética não pode ser objeto de uma determinada disciplina, sustentada pelo argumento de que a ética é fruto pura e simplesmente da vivência de cada um e que, portanto, ela não pode ser objeto de ensino, então a discussão em torno de uma disciplina de ética na área da computação seria estéril. Por outro lado, partindo-se do pressuposto de que é possível uma educação moral, é preciso discutir qual é papel de uma disciplina dessa natureza para determinar as vertentes do trabalho a ser desenvolvido com os alunos.
Jaime José Rauber
Alexandre Lazaretti Zanatta
Fonte: http://www.ciberetica.org.br/trabalhos/anais/36-28-c1-1.pdf

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